domingo, 22 de dezembro de 2013

Oração a São José da Montanha

Para ser recitada durante trinta dias seguidos em louvor aos trinta anos que José viveu com Jesus e Maria. Para qualquer favor que se deseja alcançar.


Sejais sempre, bendito e glorioso São José, amável e indulgente pai e amigo compassivo de todos os que sofrem!

Por aquele grande pesar com que teu coração foi traspassado quando consideraste os sofrimentos do Salvador Menino, e em profética visão contemplaste sua mais ignominiosa Paixão e Morte, suplico, tenhas piedade de minha pobreza e necessidade: aconselha-me em minhas dúvidas e consola-me em todas as minhas ansiedades. Tu és o bom pai e protetor dos órfãos, o advogado dos indefesos e o amparo dos que estão sem consolo nas necessidades. Não desatendas, pois, a súplica de teu devoto; meus pedidos têm atraído sobre mim a justa indignação de Deus e por isso estou rodeado de aflições.

A ti, amoroso protetor da pobre e desprezada família de Nazaré, a ti recorro, em demanda de amparo e proteção. Ouve-me, pois, atende, com a solicitude de um pai, a ardente súplica de um filho, e concede-me o objeto de meu desejo.


Peço-te, pela infinita misericórdia do Eterno Filho de Deus que o induziu a tomar nossa natureza e nascer neste vale de lágrimas.

Peço-te, por aquela dor e aflição, que inundou teu coração, quando, ignorado o mistério operado em tua imaculada Esposa, resolveste separar-te dela.

Peço-te, pelo cansaço, solicitude e sofrimento que padeceste quando buscavas, em vão, um lugar em Belém para que desse a luz a Santa Virgem, e, não o achando, te viste na necessidade de buscar um estábulo, onde nascesse o Redentor do mundo.

Peço-te, por aquela dor que tiveste ao presenciares o doloroso derramamento do precioso sangue na Circuncisão.

Peço-te, pela doçura e poder do sagrado nome de Jesus, que impuseste ao adorado menino.

Peço-te, pela mortal angústia que experimentaste, quando ouviste a profecia do Santo Simeão, que declarava que o Menino Jesus e sua Santíssima Mãe seriam as futuras vítimas de seu grande amor por nós, pecadores.

Peço-te, pela dor e aflição que inundou tua alma, ante a declaração do anjo, de que seus inimigos procuravam o Menino Jesus para matá-lo, e que te obrigou a fugir para o Egito com Ele e sua Mãe Santíssima.

Peço-te, por todas as penas, fadigas e trabalhos que padeceste nessa tão longa e penosa viagem.

Peço-te, por todas as dores que sofreste no Egito, quando, em algumas ocasiões, apesar de teu trabalho, não tinhas alimento para dar à tua pobre família.

Peço-te por todos os cuidados em preservar ao Divino Menino e à sua Imaculada Mãe, durante a segunda viagem, quando recebeste a ordem de voltar ao teu país natal.

Peço-te, pela vida tão pacífica que tiveste em Nazaré, cheia de tantas alegrias e dores.

Peço-te, por tua extrema aflição em estar três dias privado da companhia do Menino adorado.

Peço-te, pela alegria que tiveste, quando o achaste, no templo, e pela inexplicável consolação que sentias na casinha de Nazaré, vivendo com o Divino Menino.

Peço-te, pelo heróico sacrifício de tua vontade, pelo qual ofereceste ao Eterno Pai, o último e terrível instante em que o Deus-Homem ia expiar por nossa salvação.

Peço-te, pelo perfeito amor e conformidade com que recebeste a divina ordem de partir deste mundo e da companhia de Jesus e Maria.

Peço-te, pela grandíssima alegria que inundou tua alma, quando o Redentor do mundo, triunfando da morte e do inferno, entrou na possessão do seu reino, conduzindo-te também à glória com honras especiais.

Peço-te, pela gloriosa Assunção de Maria Santíssima e por aquela infinita bem-aventurança de que participa na presença de Deus.

Ó amabilíssimo Pai! Suplico-te, por todos os sofrimentos, aflições e alegrias que passaste neste mundo, que me ouças e me obtenhas o favor de minhas súplicas (aqui se pede o favor que se deseja alcançar por intermédio do Santo). Suplico-te, ainda, em favor de todos aqueles que se encomendam às minhas orações, para que lhes concedas o que mais lhe convier, segundo os desígnios de Deus.

Finalmente, meu amado Protetor e Pai São José, sede-nos propício nos últimos instantes de nossa vida, para que possamos cantar, eternamente, os louvores de Jesus, Maria e José.

Oração a São José da Montanha, tradução do livro “Quem é São José” do Bispo de Salford (Inglaterra). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário